Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
SOU ESCRAVO DE UM AMOR: O BENFICA !ENORME, GIGANTE ,AVASSALADOR NÃO É APENAS O MEU CLUBE É A MINHA IDENTIDADE, BENFICA É O MEU OUTRO NOME ! SOU DO MAIOR POR TODA A ETERNIDADE SPORT LISBOA E BENFICA!
Vamos chamá-lo de oito "8"! Ou o jogador da posição oito "8"!... Ou ainda o segundo médio!
Os problemas (mais) significativos que o futebol do Benfica enfrenta quer defensivamente, quer ofensivamente passam pela posição oito"8" no sistema 1-4-4-2.
Não temos parceiro para Samaris! Ou pelo menos o mais indicado!
Pizzi, e Talisca são os que têm sido chamados a fazer par com o grego, mas depois de algum tempo, depois de alguns jogos, do meu ponto de vista nenhum deles casa na perfeição ou perto disso com Samaris. Ou que pelo menos acompanhe o grego! Não funcionam, não resultam! Se ainda pudessemos fazer uma fusão das melhores características de Talisca e Pizzi... mas como diz um outro treinador de bancada que respeito muito; «... os dois juntos não dão um bom jogador..»
Nem o brasileiro, nem o português mostram ser capazes de ter preponderância na equipa e no jogo do Benfica.
Nenhum dos dois tem a capacidade, o pulmão, a consistência e a intensidade que define a posição oito "8". A capacidade de estender o jogo para os avançados e para os extremos. A capacidade para recuar e apoiar em momentos de transição defensiva. Intensidade e capacidade de choque. Inteligência para definir os momentos em que acelera ou diminui os tempos do jogo. Capacidade de oferecer várias linhas de passe. Tudo isto de preferência ao longo de 90 minutos e jogo após jogo.
Talisca dá-me sempre a sensação que está ausente do terreno de jogo, diria até perdido na imensidão do meio campo. Vícios "brasileiros" que simplesmente teimam em não desaparecer !? Não justificam tudo.
Apoiar Samaris nas transições defensivas, não contem muito com ele. Não é ali na posição oito "8" que podemos retirar o melhor do jogo do Talisca: o remate (Talisca tem golo), o último passe e quando este vem embalado em corrida de trás para a frente. Com Talisca, Samaris acaba as partidas "num farrapo". Samaris simplesmente esgota-se com esta parceria. È muito meio campo para um "Samaris" só!
Pizzi é capaz de transportar o jogo na situação que o adversário tenha a postura de autocarro, é um jogador que toca bem a bola para os lados e para trás. Mastiga muito o jogo, não é um jogador vertical, de passada larga capaz de em segundos "queimar linhas". È um jogador curto. Defensivamente tem muito que aprender, ainda assim muito melhor que Talisca nesse capitulo.
Com Pizzi, Samaris resguarda-se, não se dá tanto ao desgaste. Deixa-o mais confortável dentro de campo, no entanto corre-se o risco de a equipa perder capacidade criativa. Porque se Samaris não é o perfeito seis, Pizzi também não é o perfeito oito. O jogo ofensivo fica muito mastigado/ previsível na primeira fase de construção.
Já no próximo Domingo, e ao longo da época o parceiro do Samaris, o segundo médio será o calcanhar de Aquiles do futebol do Benfica.
Eternamente Sport Lisboa e Benfica