Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




PIZZI: PASSADO, PRESENTE, FUTURO...

por BENFICA365, em 28.08.16

Este passado de Pizzi inicia-se quando é apontado como o sucessor de Enzo Perez.

Sem ser (anteriormente) verdadeiramente testado na posição de Enzo, pelo menos em situação de jogo, acredito porém que em situação de treino sim, foi com ele, o Pizzi que aguentamos uma segunda metade da época após a saída de Enzo para o Valência por seis pontos de vantagem em relação aos frutanheiros.

Pizzi jogou a "oito", e para mal dos seus pecados, os Benfiquistas olhavam para Pizzi, e queriam continuar a ver Enzo.

O tribunal da Luz foi implacável para as primeiras aparições de Pizzi, pisando e jogando pelo centro do terreno. Há várias maneiras de executar uma tarefa, mas Pizzi era julgado à luz e aos designios da posição "oito" segundo o futebol apaixonante do Enzo.

Pizzi foi duro como o aço, resistiu aos insultos, às ofensas, acreditou no seu  trabalho e aos poucos e poucos, uns jogos melhor melhor, outros nem tanto, foi cumprindo satisfatóriamente as suas novas funções. Convém dizer que antes deste seu passado, Pizzi era extremo de raíz. Teve a capacidade de aprender rápido, porque tinha mesmo que ser desse e único jeito, e à sua maneira, e com o seu futebol foi-se desenrascando. Fomos campeões e Pizzi teve o seu papel.

 

Seguiu-se de forma natural nova época, e (talvez) não de forma tão natural um novo treinador...

Nós cá da bancada pedimos um "oito" a Luis Filipe Vieira, Pizzi tinha sido o último "oito", tinha desenrascado, mas não tinha totalmente convencido o tribunal da Luz. Da bancada, era óbvio que a posição oito não tinha homem... continuaria Pizzi?...

Luis Filipe não ofereceu-nos o oito, deve lá ter tido as suas razões e não razões...

Padecemos e padeceu Rui Vitória, andou completamente ao papéis, experimentou tudo e mais alguma coisa para casar alguém com Samaris. E o Benfica foi pagando dentro de campo essa indefinição. Com o decorrer da época Rui Vitória talvez farto de tanto experiência, ofereceu a posição a um puto para ser o dono da posição "oito", o puto entrou, encantou, jogou e nunca mais saiu... e a Pizzi foram incutidas novas orientações numa nova posição.

Pizzi, nas suas novas funções foi um mestre, foi importantissímo nos equilibrios, nas compensações, dos processos quer defensivos quer ofensivos da equipa. Pizzi, e o seu trabalho de formiguinha naquele meio campo só foi ofuscado pela meteórica aparição do puto Renato. Pizzi foi um dos rostos do Tricampeonato, tanto Renato como Pizzi fizeram a equipa do Benfica dar a volta por cima ao inicio de época menos conseguido da temporada passada.

 

Hoje, presente, Pizzi parece ser pau para toda a obra.

Começou bem, onde tão bem tinha acabado, fez um belo jogo na Supertaça, e também em Tondela.

Já frente ao Setúbal, o amigo Rui, decide inventar e colocá-lo a jogar no apoio ao ponta de lança, uma espécie de Jonas, como se houvesse ao desbarato "Jonas2 por esse mundo fora, e Pizzi nada fez. Ontem o amigo Rui, desta vez derivou-no para a esquerda e tivemos novamente pouco Pizzi.  Lutou, trabalhou mas foi pouco Pizzi.

Pizzi, todos os jogos muda de posição, e isso como se tem verificado não é nada positivo para o jogador e até para a equipa.

 

O futuro de Pizzi neste Benfica 2016/2017, e isto é apenas um principio de fé de treinador de bancada, passará pela tomada de posse do lugar do Horta. Sálvio a jogar assim, (e ainda um tanto fora de forma) não sairá da equipa, não sairá daquele lado direito,  será o dono por direito e mérito da posição, daquele lado as portas estarão claramente fechadas ao Pizzi. Na esquerda estão destacados Cervi e um futuro jogador que tem tudo para encantar a Luz, Zivkovic. O que à partida não afastará Pizzi de imediato dessa ala, mas ficará muito difícil para o mesmo calçar desse lado. E Horta é o unico que apesar das suas qualidades está muito verdinho, Danilo e Cellis não passam para já de incógnitas, a época é muito longa, Pizzi tem futebol, experiência e já um ano de trabalho com Rui Vitória, e um par de anos de Benfica, para ganhar vantagem sobre o puto Horta e os outros dois.

Mas se realmente tivesse dotes de adivinhação estaria podre de rico, e como já li por aí, faltará pouco para dar umas luvas ao homem, e mandá-lo para o lugar do Júlio César.

 

Eternamente Sport Lisboa e Benfica

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:55



Dobradinha 2016/2017


26ª Taça de Portugal


Tetracampeões


TRICAMPEÕES


BICAMPEÕES


Triplete


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D



Links

UNIVERSO BENFIQUISTA

  •