Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A GRANDE ARTE É MUDAR DURANTE A BATALHA

por BENFICA365, em 24.11.16

Como em todas as coisas, no futebol o sucesso depende de uma preparação prévia. Minuciosa!

Mas como em todas as coisas, em grande parte no futebol os imprevistos também ocorrem.

A estratégia do adversário é melhor, existe a criatividade, a infantilidade, os erros individuais, dos jogadores, existem os erros colegiais, existe aquele momento do jogo que por muito minuciosamente que o prepares, deita abaixo toda essa mesma estratégia/ preparação, etc, etc.

A grande arte do treinador, é a sua capacidade de mudar, repensar a estratégia durante e perante os imprevistos da batalha para alcançar o sucesso desejado.

 

No clássico, no covil ladrão, Rui Vitória teve todo esse mérito. Rasgados elogios!

Teve arte e engenho para mudar as coisas. O empate surgiu, mas até poderia não ter surgido, não é isso que está aqui em causa. Está sim em causa, a capacidade de Rui Vitória ter feito a leitura correcta dos acontecimentos. A entrada de André Horta foi fulcral, não virou completamente o jogo, mas equilibrou-o. Coisa que até então parecia uma quimera.

 

Ontem em Istambul, Rui Vitória não teve esse mérito. Errou, criticas merecidas! Tão simples quanto isso.

Exemplos não faltam, não é "malta"!?

Independentemente de assistir de sofá, de cadeira, etc, etc ao jogo, durante o mesmo saltavam à vista situações que podiam ferrar o Benfica. Foram "pedidas" soluções, mas Rui Vitória não só leu mal essas mesmas situações, como as soluções que apresentou acrescentaram outras para nos ferrar. Não podemos fingir, a noite de ontem infelizmente aconteceu!

 

(...só quero abrir um parentisis)

Só não me digam, só não me tirem do sério com o chavão... é fácil falar após terminar o jogo... foda-se só somos "treinadores de bancada" quando ganhamos os jogos!? Quando assistem aos jogos, o jogo não fala convosco? Sou o único louco que acha que sim!? Não se deixam levar(?), tentando equilibrar o que não está seguro. Não incomoda, não chateia, não irrita, não se mistura cálculos com conhecimento da equipa, dos jogadores? Somos ou não somos "especialistas" sobre a nossa equipa!?  

 

Aposto que a sua inteligência e própria experiência já o fez reconhecer que errou. Rui Vitória é um homem sereno, ponderado, sabe muito bem dosear o equilibrio emocional entre os seus méritos e sucessos contra os seus erros e fracassos.

A grande arte é mudar durante a batalha, Rui Vitória tem essa grande arte já provou-o por N vezes, fico tranquilo, pois acerta bem mais vezes daquelas que erra.

Quero muito na minha insanidade Benfiquista, quero mesmo muito, que ele atinga o impossível dentro do impossível, fazer sempre tudo certo! Ontem errou, não fez totalmente certo, poderá custar-nos caro, paciência já não há volta a dar. Condeno Rui Vitória a não repitir a "graça".

 

Hoje é dia de sorteio da Taça de Portugal. Os sorteios, vai-se lá saber porquê, ditam repetidamente atípicos duplos encontros seguidos entre equipas. Jogo para o campeonato, segue-se imediatamente jogo para a Taça e ou vice-versa.

Estará aí à porta um mês de Dezembro com duplo encontro com o nosso "querido" vizinho?

O meu prognóstico recai sobre o V. Setubal no Bonfim.

 

Domingo há jogo, para a Liga, frente ao Moreirense... é daqueles jogos que traz-me à memória as palavras de um saudoso indefectível Benfiquista que partiu desta vida, parece que estou com sua imagem na mente: "..dá-se se não ganharmos ao Moreirense, não se ganha mais ninguém... mais vale fecharmos as portas..." 

Falhar nestes jogos é fatal.

 

p.s. Os jogadores também têm muito a aprender com os acontecimentos do jogo de ontem. Condeno-os também a não repitir a graça.

 

Eternamente Sport Lisboa e Benfica

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:20


1 comentário

De Anónimo a 24.11.2016 às 12:56

Olha que o meu prognostico recai no outro Vitória
JR

Comentar post



Dobradinha 2016/2017


26ª Taça de Portugal


Tetracampeões


TRICAMPEÕES


BICAMPEÕES


Triplete


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D



Links

UNIVERSO BENFIQUISTA

  •